
CONTATO
Para outras perguntas e comentários envie um email para farimanaus2016@gmail.com

As Perspectivas da Amazônia no Cenário Internacional: questões antropológicas, defesa regional e desenvolvimento científico
13, 14 e 15 de Outubro de 2016 - MANAUS/AM
Profª Dr. Marco Antônio Domingues Teixeira
Possui graduação em História pela Univeridade Federal do Pará (1982), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Ciências Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (2004). Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Remanescentes de Quilombo do Vale do Guaporé, Populações Afro-Amazônicas, Cidadania, Diversidade Etno-Racial Ações Afirmativas, Religiosidade, cultos Afro-Amazônicos, Gênero e Sexualidade, História Regional, Identidade Social, Cultura e Televisão, Cultura Popular, História.
Profª Dra. Lileane Praia Portela de Aguiar
Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília-UnB (2013). Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2003). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal-UFAM do Amazonas. Atua com ênfase em Ética, Lógica e Argumentação Jurídica, Filosofia do Direito e Políticas Públicas, Ética aplicada à Administração, à Dança, ao Turismo,Estética, Governança, Cooperação, Diplomacia e Meio Ambiente. Orientadora de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso nos seguintes temas: educação, políticas públicas, ética, estética, turismo, gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. Diploma de Estudos Franceses pela Universidade de Nancy 2-França (1994). É membro da AFIRSE (Associação Francófone de Pesquisa Científica em Educação) junto à Unesco de Paris. Professora de Graduação e de Pós-Graduação no Uninorte Laureate. Membro do Programa de Pós-Graduação em Dança Educação da Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Tradutora Intérprete. Avaliadora da Revista SODEBRAS- Soluções para o Desenvolvimento do País.
Profª Dra. Fabiana Lucena Oliveira
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (1997) e doutorado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação em Engenharia / UFRJ (2009). É professora adjunta e atualmente responde pela Coordenação do Curso Regular de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia empresarial, planejamento de transportes, logística empresarial, pólo industrial de manaus (PIM) e gestão de materiais.

Profª Dra. Sílvia Maria da Silveira Loureiro
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1998), mestrado em Direito pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015) Atualmente é professora da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional e Direito Internacional, particularmente em Direito Internacional dos Direitos Humanos. Atua principalmente nos seguintes temas: Comissão Interamericana, Corte Interamericana, Direito Internacional, Constituição e Direito Público.

Profº Dr. Fernando Costa Xavier
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (2003), graduação em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará (2004), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Pará (2006) e doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e professor contratado da Faculdade Cathedral. É também professor permanente e vice-coordenador do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia (PPGDRA) da UFRR. Membro do Comitê do Programa de Iniciação Científica (PIC) da UFRR.
Profª MSc. Olinda Pereira Marinho
É Mestre em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI. Diretora da Rede de incubadoras, empreendedorismo e inovação da Amazônia - RAMI. Coordenadora do Centro de Empreendedorismo da Uninorte/e da Incubadora Uninorte Empreende. Coordenadora do Núcleo PEIEX/APEX - Programa de Exportação Industrial Exportadora no Amazonas. Diretora presidente da Marinho Soluções e Sistemas Integrados em Comércio Exterior e do Núcleo de Treinamento e Capacitação em Comércio Internacional - NUTECINT (RJ). Resseler e ICCP exclusiva da base de dados internacional Trade Wizards e da Amberroad no Brasil, Argentina e Paraguai. Professora de Ensino Superior da Uninorte Laureate International Universites, UFRJ, UFAM , UVA,ESG, FGV e Candido Mendes; Conselheira Técnica da Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB.




Escritor e Jornalista Márcio Souza
Márcio Souza nasceu em Manaus, Amazonas, em 1946. Aos 14 anos começou escrevendo críticas de cinema para um jornal local e em 1965 deixou Manaus para estudar Ciências Sociais na Universidade de São Paulo. Seu primeiro romance, “GALVEZ, IMPERADOR DO ACRE”, foi um enorme sucesso de crítica e de vendas, logo se tornando um fenômeno internacional. A seguir, outros romances, ensaios e textos teatrais foram lançados com o mesmo impacto. Romances como “MAD MARIA”, “A ORDEM DO DIA” e “O MUNDO PERDIDO”. Ensaios como “O EMPATE CONTRA CHICO MENDES”, “FASCÍNIO E REPULSA” e “BREVE HISTÓRIA DA AMAZÔNIA”. Peças de teatro como “DESSANA,DESSANA”, “A PAIXÃO DE AJURICABA” e “AS FOLIAS DO LÁTEX”. Márcio Souza participou de muitos encontros internacionais de literatura e foi professor convidado da Universidade da California, Berkeley, escritor residente nas Universidade de Stanford e Austin, Texas. No momento ele está escrevendo a tetralogia “Crônicas do Grão-Pará e Rio Negro”, tendo já publicado dois volumes: “LEALDADE” e “DESORDEM”, editados no Brasil pela Editora Record.

Professor Dr. Tiago Jacaúna
Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da mesma universidade. Tem doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com estágio de doutorado (doutorado sanduíche) no Vincent and Elinor Ostrom Workshop in Political Theory and Policy Analysis e no Departamento de Ciência Política, ambos da Indiana University, IU Bloomington, Estados Uniddos. Possui mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas (2009), graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário do Norte (2008) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (2007). Áreas de Interesse: análise de políticas públicas, análise de redes sociais, análise institucional, governança e conflitos sociais.

Dr. Virgílio Mauricio Viana
Virgílio Maurício Viana, 49, Engenheiro Florestal, PhD em Biologia pela Universidade de Harvard, Pós-Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida, Livre Docente em Ciências Florestais pela Universidade Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ? ESALQ/USP. Professor do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP de 1989 à 2002, Secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS/AM) de 2002 à 2008. Atualmente é Superintendente Geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS/AM), Professor Colaborador do curso de pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), intitulado Gestão em Áreas Protegidas da Amazônia, Co-Presidente do grupo temático de Florestas, Oceanos, Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos do Sustainable Development Solutions Network (SDSN), iniciativa da ONU, bem como Chair do SDSN ? Amazônia, iniciativa voltada para os países da bacia amazônica.


Msc. Aldenor Moçambite da Silva
Doutorando em Sociedade e Cultura na Amazonia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia também pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, com especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE. É graduado em Turismo pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA . Foi assessor/consultor de projetos da Sociedade Brasileira de Educadores pela Paz (SBEP) e também gerente e coordenador técnico da Fundação Estadual de Políticas Indigenistas do Estado do Amazonas- FEPI. Tem experiência na área de Educaçao (profissionalizante e Superior) e Turismo, e também na elaboraçao e gerenciamento de projetos sociais. É também profundo conhecedor das questoes indígenas por militar na area, além de, também ser indígena da etnia Tikuna. Atualmente é coordenador do Conselho de Profissionais da Central Intercultural de Etnodesenvolvimento do Amazonas (RAPU) e assessora algumas organizações/associações indígenas. Dentro os assuntos de seu domínio está a questão de gênero, migração, políticas publicas e o assessoramento nas questões relacionadas à gestão de projetos sociais e também captação de recursos. Foi Presidente da Ong indígena Uniao dos Povos Indigenas de Manaus (UPIM), onde deu importante contribuiçao às questoes indígenas no ambito do município de Manaus.